sábado, 18 de agosto de 2012

Rota da Morte (Dead End)


Uma familia. Uma estrada escura e deserta. Um destino que nunca chega.

Essa poderia ser facilmente a premissa de A Rota da Morte, filme franco-americano lançado em 2003 com direção e roteiro de Jean-Baptiste Andrea e Fabrice Canepa.

A família Harrington está a caminho de mais um natal na casa dos pais de Laura, quando Frank decide seguir um caminho diferente e a noite se converte em um pesadelo que parece não ter fim. O argumento da família americana contemporânea, com todas as suas crises - as evidentes e as mais obscuras -, obrigada a se manter unida em momentos cruciais de desespero, ainda funciona, ainda que batido pelas diversas obras do gênero de suspense.

Aqui, o que mais assusta não é aquilo que é revelado, mas o que se mantém escondido. A maior parte dos corpos colecionados ao longo do filme, por exemplo, não é exibida, apenas comentada. As mortes não foram mostradas, somente sugeridas e depois constatadas. É justamente nesse ponto que Rota da Morte funciona, permitindo ao espectador imaginar mais do que realmente ver, e conferindo à história um tom mais macabro do que realmente sangrento.

Frequentemente peca pelo excesso de criatividade e show de ilusionismos, mas eu sou da tese que o fim justifica os meios. Ou seja, se a explicação lógica no fim - e nem sempre tão lógica assim - defende o "tudo pode acontecer" do início e meio, não tem por que não embarcar na viagem por mais fora do padrão que ela possa parecer (=

Aqui embaixo, vou deixar o vídeo do filme completo no Youtube (dublado porque foi tudo o que eu consegui rs). Espero que gostem e tenham uma ótima sessão!






Sinopse:
Véspera de Natal. Noite Feliz. Tudo corria bem para aquela família que viajava numa estrada quase deserta rumo à casa de um parente até que Frank, que está ao volante, avista uma sinistra mulher de branco, com um bebê no colo, parada no acostamento. O pesadelo está para começar. Aos poucos, os cinco passageiros daquele carro vão sendo envolvidos por uma série de sinistros acontecimentos. Como nos bons filmes de terror, um a um vai sendo eliminado. Mas não se sabe por quem. E por que isso está acontecendo? Ganhador de festivais internacionais de filmes de terror, "Rota da Morte" é arrepiante. Um filme para quem curte fortes emoções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário